As grandes questões e problemas com relação ao conhecimento, verdade, existência, linguagem e valores são estudados pela filosofia. E nesta abordagem, os argumentos racionais tornam esse segmento especial e diferente da mitologia e religião.
Há métodos importantes utilizados como experiência de pensamento, argumentação lógica. Nesta seleção estão os 10 maiores filósofos de todos os tempos que muito contribuíram para filosofia.
Há métodos importantes utilizados como experiência de pensamento, argumentação lógica. Nesta seleção estão os 10 maiores filósofos de todos os tempos que muito contribuíram para filosofia.
Blaise Pascal é considerado grande filósofo, matemático francês e físico, responsável por uma das afirmações mais lembradas pela humanidade em séculos seguintes como filósofo e místico, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Essa frase é síntese da sua doutrina, emoção e raciocínio lógico.
Santo Agostinho é conhecido também como Agostinho de Hipona ou Aurélio Agostinho, e ocupa a nona posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. Além de filósofo foi teólogo e bispo católico, falecendo em Hipona. É tido por católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.
Kant foi filósofo prussiano, no geral considerado como último grande filósofo dos princípios da era moderna, e ainda destaque do Iluminismo, de forma indiscutível, um dos pensadores de maior influência. Este filósofo conquistou grande impacto no Romantismo alemão e em filosofias idealistas do século XIX; sua faceta idealista foi ponto de início para Hegel.
Este filósofo suíço, teórico político, compositor musical autodidata e ainda escritor é sétima posição nesta seleção. É uma das personalidades de destaque do Iluminismo francês, e ainda precursor do romantismo.
Rousseau simbolizou uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa; que é última das revoluções modernas, e que iniciou período enorme do terror e instabilidade política. É de sua autoria Contrato Social, com inspiração para revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos.
Euclides de Alexandria é responsável pela famosa geometria euclidiana. Trata-se do espaço euclidiano, simétrico e geométrico, imutável, metáfora do conhecimento na antiguidade clássica, que permaneceu incólume em pensamento matemático medieval e renascentista, porque apenas em tempos modernos foram construídos modelos de geometrias não-euclidianas.
Este filósofo foi também escritor, professor e matemático platônico, e teria sido educado em Atenas, e estado na Academia de Platão, no pleno florescimento da cultura helenística.
Nietzsche foi filósofo alemão de influência do século XIX, e também crítico acerca da cultura ocidental e religiões, e como conseqüência, da moral judaico-cristã. Até atualmente é associado ao fascismo e niilismo por alguns. Grandes estudiosos e leitores de Nietzsche buscaram desfazer esta visão, como Foucault, Deleuze, e Klossowski.
Descartes é quarta posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos e é popular também como Cartesius, filósofo, matemático e físico francês. Recebeu destaque, sobretudo por seu trabalho revolucionário da Filosofia, e também foi famoso pela invenção do sistema de coordenadas cartesiano, influenciando o Cálculo Moderno.
Em vezes é caracterizado como fundador da filosofia moderna, e também pai da matemática moderna, sendo um dos pensadores de maior influência e importância da história.
Platão de Atenas foi discípulo de Sócrates, filósofo grego e responsável pela fundação da Academia e mestre de Aristóteles. O que se acredita é que Platão foi apelido que, de forma provável, era referente à sua aparência física, porte atlético ou pelos ombros largos; mais uma referência era para sua grande capacidade intelectual para tratar vários temas.
Em grego, o significado para Plátos, é dimensão, largura, amplitude. A filosofia de Platão é considerada de ampla influência e importância; este filósofo ocupou-se de muitos temas, como política, metafísica, e ética.
Aristóteles de Estagira é um grande filósofo grego, considerado um dos maiores pensadores dos tempos. As reflexões de filosofia de Aristóteles, são originais e de reformulação da tradição grega, terminaram por arquitetar maneira de pensar, estendendo-se pelos séculos.
Este filósofo contribui de forma inigualável para pensamento humano, com destaque para metafísica, lógica, ética, física, política, psicologia, retórica, dentre outros. Muitos o consideram como filósofo mais influente do pensamento ocidental.
Sócrates foi filósofo ateniense e é ícone importantíssimo da tradição filosófica ocidental, ocupando liderança entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. É afirmado que este filósofo é fundador do que se conhece atualmente por filosofia ocidental.
Sócrates foi influenciado por conhecimento de grande filósofo grego, Anaxágoras. Os seus estudos iniciais e pensamentos tratam acerca da essência da natureza da alma humana. Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético.
0 comentários:
Postar um comentário